terça-feira, 8 de novembro de 2011

Esboço - DESENVOLVENDO UM CORAÇÃO DE SERVO


Texto - Gênesis 45:5 – Filipenses 2:5-7

1


1 - DESENVOLVER UM CORAÇÃO DE SERVO É IMPORTANTE PORQUE:

a. Todos nós temos um chamado para servir.

b. Jesus dá o maior exemplo de servidão em João 13:3-15

c. E Ele colocou a servidão como uma virtude importante para exercer a liderança Mat 20:26,27.

d. A maioria das pessoas que Deus usou para realizar grandes coisas, passaram por uma experiência de servidão antes de completarem sua grande missão.


Ex. Moisés durante 40 anos pastoreando no deserto. Davi servindo sua família como pastor de ovelhas e depois servindo ao rei Saul., Daniel servindo ao rei Nabucodonosor, etc. Todos esses homens citados foram mais tarde colocados na posição que Deus realmente queria usá-los.

2 - NOSSAS OPORTUNIDADES DE SERVIDÃO NOS PREPARAM PARA NOSSA GRANDE MISSÃO DE SERVOS ATRAVÉS DO:

a - Desenvolvimento de nosso caráter, como por exemplo: paciência, humildade, etc.

b - Adquirindo experiências para que mais tarde possamos abençoar outros da mesma forma que fomos abençoados. “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.”

c - Desenvolvendo a atitude correta com relação a outras pessoas. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.” Filip. 2:5
3 -JOSÉ PASSOU POR UMA EXPERIÊNCIA QUE O AJUDOU A DESENVOLVER UM CORAÇÃO DE SERVO.

a. Servindo na casa de Potifar b- Servindo na prisão

4 - TAIS EXPERIENCIAS O AJUDARAM A DESENVOLVER A ATITUDE CORRETA COM RELAÇÃO AO:

a -
1- Poder - 2 - Posição - 3 – Riquezas

b - José aprendeu a perdoar. Gen 45:5, 50:19-21. “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.”

- Esta resposta de José a seus irmãos mostra uma atitude. Suas palavras gentis demonstraram a imagem de um novo José, contrastando aquele que costumava levar maus relatórios sobre seus irmãos para seu pai Jacó (Gen. 37:2). Agora ele tinha uma atitude transformada de amor, perdão, fé (acreditando na soberania de Deus sobre suas circunstâncias e focando no propósito de Deus ao invés de focar nos atos de outras pessoas).
Ele costumava acusá-los, mas agora prometia lhes suporte. Ele costumava persegui-los, mas agora se comprometia em protegê-los e sustentá-los. (a servi-los).

- A nova atitude de José o levou da isolação para a identificação. “E ele disse, Eu sou seu irmão José…” Ele que costumava levantar muros agora construía pontes.

c - A nova atitude de José também era revelada através da maneira que nomeou os seus dois filhos. Não é importante apenas o significado dos nomes, mas também a ordem dos nomes. (Gen 41:51,32)

i.
Manassés significa esquecer. José fora curado da dor de seu passado. Deus é o “Curador”, não apenas do físico, mas também da dor emocional.

ii.
Efraim significa frutífero. Isto requer ser saudável, efetivo e produtivo. José se tornou frutífero depois que decidiu esquecer o passado. Nossas vidas não podem produzir frutos no presente enquanto nós continuarmos a guardar mágoas e rancores com relação àqueles que nos machucaram no passado. Deus quer que sejamos frutíferos nos nossos relacionamentos, em nossa saúde, ministérios, estudos, negócios, etc.

iii.
Mesmo que não tenhamos controle daquilo que acontece conosco, nós podemos escolher a nossa reação com relação a isto. O que acontece conosco não é tão importante quanto a maneira que respondemos a isto.

iv.
Perceba também que José disse que ele se tornou frutífero na terra de sua aflição. Foi no Egito que José sofreu uma acusação injusta e foi preso mesmo sendo inocente. Mas foi também no Egito que ele foi promovido de maneira sem precedentes e grande honra. Deus ira confiar mais em você nas áreas em que Ele nos testou mais, Se passarmos nos teste.

APLICAÇÃO PRÁTICA:

1 – Que experiências você já vivenciou ou tem vivenciado através das quais você percebe Deus desenvolvendo em você um coração de servo?

2 – O que você tem aprendido através dessas experiências que poderia compartilhar com sua célula?

3 – Que decisões você se sente direcionado pelo Espírito Santo a tomar a partir dessa mensagem?


FONTE: http://blog.pipci.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário