terça-feira, 8 de novembro de 2011

Esboço - Vamos honrar nossas mães

Texto: Provérbios 6:20

Introdução: Entre a Páscoa e o Dia do pais, como é maravilhoso observar o dia das mães. Muitas mães são parabenizadas por ter um filho bom ou uma filha boa, mas os filhos e filhas é que devem ser felicitados por terem uma mãe tão boa. Só depois que crescemos e começamos a olhar para trás, vemos como nossas vidas foram afetadas / moldadas pela nossa mãe.
Vamos prestar honra a quem merece honra. Vamos honrar nossas mães em primeiro lugar. Para elas, a maioria de nós deve mais do que qualquer outra pessoa. Elas foram as primeiras pessoas com quem tínhamos de fazer neste mundo e por um longo tempo, as pessoas mais importantes em nossas vidas.

I. Vamos honrar as mães a quem devemos a nossa vida
Não foi pequeno o custo para elas nos trazerem a este mundo e há o perigo de esquecermos isso. Todo o desenvolvimento e progresso da raça humana dependem das Mães.
Quem é a mais nobre mulher na sociedade de hoje? Mulher de líder político? As mulheres professoras? As mulheres nas Forças Armadas? As mulheres em nossas igrejas? Nenhuma destas é tão importante como as nossas mães.
Quem é a mais famosa de todas as mulheres hoje em dia? Fotos do artista são de quem? Propagandas modernas? A maior influência no cristianismo? São as mães.
II. Vamos honrar as mães, pois a elas devemos a nossa educação básica.
Diz-se que os anos de 1 a 9 são os anos mais formativos e importantes de nossas vidas.
A obediência é aprendida ou não aprendida, os hábitos são formados, vocabulário aprendido, personalidade começa, disposições começa. Quem é o oleiro do barro da vida das crianças? MÃE!
III. Vamos honrar as mães, pois a elas devemos nossos lares.
Quem é realmente a força estabilizadora do lar? Mãe!
Não há som ou qualquer linguagem que atinge as cordas do coração de alguém como "Lar".
O lar é um refúgio das preocupações da vida. O lar é onde a vida destruída é reparada. Lar é onde as mágoas da vida são curadas. No lar, os prazeres de companheirismo e solidariedade são apreciados em sua forma mais pura.
No lar, cada membro tem um lugar que nenhum outro pode preencher ou tirar, e é a mãe que cria e sustenta o lar.
IV. Vamos honrar as mães por todo o amor que elas nos têm dado.
As pessoas precisam de muitas coisas, mas o amor é necessário mais do que qualquer outra coisa.
Não há nada para nos suster, ajudar, incentivar e fortalecer como saber que somos amados e queridos.
Certamente a passagem em I Coríntios 13:4-7 é a imagem do amor de uma mãe (leia a passagem).
O amor de uma mãe é como o amor de Deus. Deus nos ama não porque somos tão amáveis, mas porque é Sua natureza de amor. Você já viu uma mãe segurando um doente, deficiente, criança miserável, que ela não a segura com ternura, cuidado, carinho para com ele?
Estude o amor de Deus, conforme mostrado nas Escrituras e você terá que admitir que não há amor humano, tão parecido com o amor de Deus como o amor de uma mãe para com seus filhos.
Conclusão:
Deus criou a primeira mãe e Ele incutiu nas mães uma qualidade não encontrada em homens - a capacidade de amar. No entanto, mais do que o amor de mãe é o amor de Deus por nós.
Como é que vamos render homenagem às mães por todos os seus benefícios para nós?
Podemos expressar isso de forma clara, determinada e inconfundível, mas elas continuaram nos amando mesmo se não fizermos.
Nós podemos resolver serem homens, mulheres, meninos e meninas que a mãe quer que sejamos.
Lembre-se, o amor de uma mãe não está centrada em si mesma, mas em seus filhos e família e só uma mãe é assim.

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário